“Moderno” e “contemporâneo” são frequentemente usados de forma similar no mundo do design. No entanto, muitos não percebem que esses são dois estilos diferentes.
O estilo contemporâneo remete à tendência atual e possui fluidez, tornando mais desafiador definir o conceito. Além disso, ele combina características específicas de estilos populares, como minimalismo, Art Deco e modernismo. No entanto, o contemporâneo não enfatiza um estilo só.
+ Conheça a piscina infinita mais alta do mundo a 300 metros em Dubai
+ Toques rústicos e industriais: aprenda como deixar a decoração com ar mais moderno
+ Travertino: tudo o que você precisa saber sobre o novo neutro da casa moderna
Por outro lado, o estilo de design moderno é claramente definido e faz referência a uma época específica. Os recursos característicos, como tons quentes, pernas cônicas e linhas limpas, podem ser facilmente reconhecidos.
Se você não consegue dizer uma diferença clara entre esses estilos populares, nós o entendemos. Por isso, explicamos as principais diferenças entre os estilos moderno e contemporâneo de uma maneira mais fácil para que possa entendê-los.
1. Materiais
Moderno
O material é uma das principais diferenças entre esses estilos aparentemente semelhantes. O design moderno abraça elementos terrosos e naturais, com a madeira como material predominante. A ideia é adicionar um toque de aconchego com móveis de madeira. Quanto aos acabamentos, couro e linho são bastante populares.
Contemporâneo
Por outro lado, o contemporâneo conta com o uso de materiais sofisticados, como metal e vidro. No entanto, o conceito também pode incorporar materiais naturais selecionados, como cortiça e pedra.
2. Paleta de cores
Moderno
Espaços modernos apresentam cores quentes e neutras para tornar o ambiente mais convidativo. A paleta terrosa incorpora marrons, turquesas, laranjas enferrujadas e verdes azeitonas como as opções de cores mais comuns.
Contemporâneo
No entanto, este não é o caso do contemporâneo. O design implementa uma paleta de cores rígida composta por tons mais frios e muitas vezes um visual monocromático. Branco, cinza e preto são as cores que caracterizam um espaço contemporâneo. No entanto, o design é bastante fluido e pode incluir uma mistura cuidadosamente selecionada de neutros suaves. Além disso, o contemporâneo não conta com detalhes decorativos para agregar interesse visual. A maneira preferida de melhorar o espaço é introduzir uma mistura de texturas.
3. Forma dos móveis
Moderno
Apesar de ambos os estilos favorecerem o minimalismo, há uma pequena diferença no design dos móveis. O moderno apresenta móveis simples com linhas limpas e retas para um visual aerodinâmico. As pernas afuniladas são uma marca registrada desse estilo, deixando as peças mais leves. Você verá sofás, mesas de centro e cômodas elevadas com pernas afuniladas.
Contemporâneo
Quando você olha para os quartos contemporâneos, você notará que os móveis tendem a ter formas mais curvas. No entanto, ambos os estilos parecem neutros e carecem de detalhes ornamentados. Os interiores tendem a ser espaçosos em estilos modernos e contemporâneos, favorecendo um layout de plano aberto para uma sensação arejada. Os designers usam móveis, texturas e cores para dividir visualmente o espaço e criar zonas separadas que estão conectadas. Com ambos os estilos, a ideia principal é enfatizar a funcionalidade em casa.
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ 4 receitas caseiras infalíveis para limpar sofá
+ Essa será a tendência de decoração que mais vai bombar em 2022. Descubra!