Com suas delicadas notas cítricas e florais, juntamente com um leve aroma fresco, a citronela (Cymbopogon nardus ou Cymbopogon winterianus) — uma grama tropical nativa do sudeste da Ásia — é usada em todos os tipos de produtos, de perfumes a remédios e aromatizantes de alimentos.
No entanto, a citronela é mais conhecida como repelente de insetos, de acordo com o Center for Agriculture and Bioscience International, nos Estados Unidos. Escritos gregos e romanos indicam que plantas como a citronela eram usadas para manter os insetos afastados, e hoje as pessoas ainda usam velas, óleos e outros produtos infundidos com óleo de citronela para repelir mosquitos.
A planta de citronela geralmente é destilada a vapor para criar um óleo que é usado em alimentos e outros produtos. Você pode usar óleo de citronela diluído na pele para afastar os mosquitos. Usada em pequenas quantidades, a citronela é considerada segura, mas, aqueles com pele sensível podem sentir alguma irritação e podem optar por uma série de outros produtos de citronela para impedir picadas de insetos, como velas e tochas Tiki. Quer saber se a citronela é ideal para você? Descubra a seguir:
O que é citronela?
A citronela é uma grama localizada em uma variedade de lugares tropicais, da África, Ásia e América do Sul ao Pacífico, de acordo com o Centro de Agricultura e Biociência Internacional. Além disso, a citronela pode ser usada em muitas coisas; aqueles que desejam repelir insetos o infundem em velas, óleos e incensos.
Veja também:
- Como recuperar uma planta que está quase morrendo
- Jardim em vasos: veja como cultivar plantas em apartamentos pequenos
- Plantas da sorte: a energia da natureza para atrair saúde, dinheiro, fortuna e um próspero Ano Novo
A citronela também é transformada em medicamentos, como estimulantes para serem inalados ou aplicados no corpo, ou usados como antissépticos. Na cultura chinesa, a substância é considerada útil no tratamento de reumatismo, distúrbios digestivos e febre, e também é usada na aromaterapia para tratar resfriados, gripes e dores de cabeça.
Mas colocar plantas de citronela por perto também não vai necessariamente afugentar os mosquitos; para que o óleo funcione, ele deve passar por um processo de extração – isso pode ser tão simples quanto esmagar o capim citronela diretamente em sua pele ou realmente colhê-lo e destilá-lo.
Como usar citronela
O óleo de citronela tem muitos benefícios. Em lugares como China e Indonésia, o ingrediente tem sido usado para tratar todos os tipos de problemas de saúde, como erupções cutâneas e infecções, há séculos. A substância dá sabor aos alimentos e enriquece perfumes… e, claro, é usada como repelente de insetos. No Brasil, a grama fornece um ingrediente chave para cerimônias de purificação e banimento, e inalar sua fragrância cítrica-floral faz parte de muitos rituais. Também é colocado em um chá que supostamente ajuda o sistema nervoso.
Veja também:
- Tendência: conheça as plantas que todo mundo vai querer ter em 2022
- Vai viajar? Veja 4 dicas para manter suas plantas saudáveis durante esse período
- Estilo brasileiro de jardinagem: o que o mundo pode aprender com nosso jeitinho de plantar
Enquanto muitos usam o óleo de citronela como um repelente de mosquitos, WebMD aponta que sua eficácia diminui com o tempo, e variedades tipicamente diluídas (com 5% ou 10% de potência) duram menos de 20 minutos. As versões com concentrações de 100% de citronela permanecem potentes por mais tempo, mas não são tão duradouras quanto os repelentes industrializados. Portanto, aqueles que usam esse repelente à base de plantas podem precisar reaplicá-lo durante todo o tempo ao ar livre.
Os insetos podem não gostar do cheiro de citronela, mas os humanos gostam. É por isso que você o encontrará em perfumes, potpourris, produtos de limpeza (também tem propriedades antifúngicas) e como intensificador de sabor em alimentos, entre outros.
Fonte: House Digest
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br