Espaços de estar ao ar livre são antigos, e é por isso que este elemento arquitetônico permanece atemporal até hoje. Enquanto os espaços ao ar livre remontam ao Oriente Médio e à Mesopotâmia, os solários se originaram na Itália como locais de diversão e relaxamento durante todo o ano no clima mais temperado do local.
Hoje em dia, o solário é normalmente fechado para proteger contra as intempéries; estes recantos ou alpendres permitem que o sol penetre livremente no espaço, como uma estufa ou jardim interior, segundo Ana Maria Torres, fundadora e diretora da AT Architects, nos Estados Unidos.
“Para mim, é uma sala que deve ter uma qualidade interior-exterior. É um espaço que pode ser totalmente aberto para a paisagem ou, se for fechado, pode ainda proporcionar a sensação de estar inserida em seu entorno”, afirma. “A orientação de uma marquise – de preferência com alguma exposição ao sol – e grandes janelas em pelo menos dois ou três lados são suas características mais importantes.“
Veja também:
- Posição em que o piso de madeira é instalado: conheça os diferentes tipos de paginação
- Guirlandas o ano inteiro: símbolo de sorte, saúde e proteção na decoração da sua casa
- A volta dos pisos de caquinhos: da casa da vó para os dias atuais
Varandas fechadas, com janelas que podem ser totalmente abertas, também se enquadram nesta categoria, portanto, mesmo morando em apartamento pequenos, é possível ter solários. “Para um morador urbano, uma cobertura ou sala verde também pode ser considerada uma marquise ou solário”, acrescenta.
Esses espaços têm uma série de benefícios. “A maioria de nós precisa de mais luz”, afirma Torres. “Uma marquise é uma parte muito desejável da casa, ajudando-nos a nos conectar com nosso ambiente natural próximo – o que é muito benéfico.”
Veja também:
- Jardim em vasos: veja como cultivar plantas em apartamentos pequenos
- Conceito Niksen: conheça a tendência de decor que valoriza rituais de relaxamento
- ‘Como fazer horta em casa’ é o termo mais buscado no Google em 2021. Ainda dá tempo de aprender; confira!
Torres diz que os usos óbvios para este espaço envolvem jardinagem interna, meditação, leitura e respiração profunda. Eles são um lugar ideal para se divertir também: “Os solários também são espaços maravilhosos para compartilhar momentos tranquilos com a família ou amigos próximos durante todo o ano – eles fornecem uma área mais privada e independente do fluxo principal e das atividades da casa.”
Embora Torres diga que é mais fácil criar uma bela marquise quando você já tem um jardim ou quintal – e a possibilidade de brincar com sua orientação – você não está limitado pela sua paisagem ou mesmo pela sua localização. Mesmo que tudo o que você tenha seja um telhado na cidade, você pode criar um solário de sonho. “Você pode projetar um local urbano de sucesso rodeado por um jardim – um lugar privado para aproveitar o sol e a luz natural, bem na cidade”, diz ela.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br