Tire o cheiro de fumaça (cigarro, churrasco e outros) da roupa e de toda a casa com essas dicas

Como se livrar de odores de fumaça em sua casa. Descubra como limpar seus tecidos, renovar seus móveis e pisos e purificar seu ar, tudo de acordo com especialistas.

Quando você vê uma mancha – não importa se ela é pegajosa, oleosa ou simplesmente seca – você provavelmente sabe quais ferramentas usar para se livrar dela. Mas e as tarefas de limpeza que você não vê? Por exemplo: odores de fumaça.

+ Produtos de limpeza caseiros naturais: limão, vinagre e bicarbonato de sódio fazem milagres na faxina

+ Descubra como fazer aquela limpeza profunda da maneira certa nos seus armários de cozinha!

+ Chuveiro e ducha: guia prático de limpeza e manutenção para o banheiro

Foto profissional grátis de adulto, amor, aperitivo
Foto: Pavel Danilyuk/ Pexels

Os cheiros podem ser difíceis de resolver porque você não pode realmente ver as melhorias sendo feitas, mas existem maneiras específicas de apagar o odor desagradável de sua casa, mesmo quando é tão difícil quanto fumaça.

Primeiro passo?

Abra suas janelas para ventilação. “Você pode até configurar dois ventiladores, um para puxar ar fresco em uma extremidade da sua casa e o outro para retirar o ar”, diz Mary Gagliardi, também conhecida como “Dr. Laundry”, cientista e especialista da Clorox. Ela observa que, dependendo de quanto tempo a fumaça está em sua casa, essa etapa pode ser tudo de que você precisa.

Churrasco Na Grelha Com Prato De Molho
Foto: Artem Beliaikin/Pexels

No entanto, no caso de cheiro persistente de comida queimada, uso de tabaco ou um incêndio nas proximidades, você precisará fazer mais. Felizmente, Gagliardi diz que existem mais algumas etapas que você pode seguir para renovar seu espaço.

Lave suas roupas e tecidos.

“Se você arejou sua casa e inicialmente parece que está tudo bem, mas depois começa a sentir um cheiro de fumaça persistente, então o odor está nos seus tecidos”, explica Gagliardi. Nesse caso, você precisará preparar sua máquina de lavar para uma carga de roupa.

Foto: Cottonbro/Pexels

Ela recomenda incluir um desinfetante de lavanderia no ciclo de enxágue, para limpar suas roupas e tecidos de qualquer cheiro de fumaça e cigarro. “Se você tem um único item com o qual deseja lidar (talvez uma camisa usada enquanto desfruta de uma fogueira ao ar livre), você pode usar um spray desinfetante para tecidos para borrifar o tecido antes da lavagem”, explica ela.

Não se esqueça de limpar os tecidos esquecidos em sua casa, como cortinas e tapetes também. “Muitas vezes são laváveis ​​na máquina, o que é uma ótima notícia se suas cortinas precisam de uma limpeza completa por causa dos odores de fumaça”, acrescenta Gagliardi, observando também que a limpeza a vapor é uma opção mais temporária.

“Tecidos que não são laváveis ​​na máquina ou apropriados para altas temperaturas do vapor devem ser lavados a seco – sempre siga as instruções de cuidado.”

Móveis e pisos.

Quando se trata de estofamento, Gagliardi recomenda a limpeza a vapor, mas certifique-se de testar um local escondido (como sob as almofadas do assento) com produtos de pré-tratamento para verificar se há mudanças na cor.

A mesma regra se aplica se você estiver usando um desinfetante de tecidos em móveis, sozinho ou em conjunto com um limpador a vapor – borrife um pouco e espere cinco minutos. Depois que a área de teste secar ao ar, verifique se a cor é a mesma de antes.

Se tudo estiver certo, borrife um desinfetante de tecido sobre o máximo de sua mobília que você conseguiria limpar em cinco minutos e depois limpe com vapor. “Depois de três minutos, comece a limpar com o limpador a vapor”, explica Gagliardi. “Repita com outra pequena seção até que toda a superfície (incluindo almofadas e coberturas do apoio de braço) tenha sido limpa.” Por último, deixe secar ao ar livre.

Você também pode seguir este mesmo processo para limpar seus tapetes a vapor, ou você também pode experimentar o bicarbonato de sódio como um produto de limpeza – isso pode limpar seus móveis e carpetes também. Polvilhe bastante quantidade dele nos tapetes e deixe descansar por 24 horas. Depois, passe o aspirador e pronto.

“Se o cheiro voltar (o que não é incomum em odores de fumaça de cigarro de anos passados ​​no carpete), isso pode significar que os odores penetraram pelo carpete até a almofada”, diz Gagliardi. “Nesse caso, provavelmente seria necessário substituir a almofada e o carpete.”

Limpe paredes e superfícies mais tocadas.

As paredes são as áreas mais comuns em que a fumaça é absorvida em sua casa. Gagliardi diz que misturar o pó TSP (fosfato trissódico) com água irá combinar para uma solução de limpeza que combate “o componente gorduroso da fumaça e da fuligem do cigarro”. Depois de limpar com esta mistura, pinte novamente as paredes se qualquer cheiro de fumaça persistente persistir.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ Limpeza: como deixar o assento da privada brilhando só com vinagre

+ 8 erros de design que te fazem perder muito tempo com limpeza

+ Este método de limpeza super fácil vai salvar você e sua casa

Back to top