
Todo mundo adora um retorno — especialmente em design de interiores. Embora as tendências possam ir e vir, às vezes percebemos que não deveríamos ter nos despedido. Certos elementos de design e estética podem ter tido seu auge, mas isso não significa que não possam combinar perfeitamente com sua casa hoje.
Na verdade, versões atualizadas dessas tendências antes ultrapassadas podem até mesmo fazer sua casa parecer nova e inovadora. Aqui estão oito tendências “ultrapassadas” para casa que valem a pena revisitar, de acordo com o site AOL.
+ A principal desvantagem das casas de conceito aberto das quais você pode se arrepender mais tarde
+ Virginia Fonseca se muda para novo apartamento em São Paulo e surpreende com a decoração
Papel de parede inspirado nos anos 90
Papel de parede foi sucesso nos anos 90 e, embora esse toque decorativo tenha voltado à moda há alguns anos, papéis de parede inspirados nessa época estão caindo em desuso novamente, de acordo com Lindsey Jamison, da Rumor Designs. “Papéis de parede com tons vibrantes dos anos 90, como ameixa e verde-esmeralda, e estampas (pense em florais grandes) são uma maneira fácil de dar personalidade e um forte senso de lugar a um ambiente”, diz ela.
Toques decorativos de papel de parede
Não quer colocar papel de parede em um cômodo inteiro? Angelia York, vice-presidente da Saint Louis Closet Co, sugere adotar um visual clássico usando toques de papel de parede em lugares inesperados. “Estou começando a ver mais desse estilo: papel de parede atrás de estantes, armários e despensas”, diz ela. “Adicionar papel de parede chamativo traz um visual divertido e ajuda a definir aquelas áreas sem graça, dando à sua casa uma sensação única.”
O melhor de tudo é que você não precisa gastar muito dinheiro nem contratar um profissional para fazer isso. Basta usar papel de parede autoadesivo e o projeto será rápido, fácil e barato.
Embutidos
Não há melhor maneira de guardar coisas ou exibir tudo, de objetos decorativos a porta-retratos, do que com armários embutidos. Embora tenham saído de moda por um tempo, York revela que eles estão voltando com mais estilo e exclusividade do que nunca. “Pense em assentos de janela com compartimentos ocultos, estantes embutidas com acabamento detalhado ou sistemas de armários que parecem móveis”, diz ela.
“Ultimamente, o minimalismo e as prateleiras abertas têm dominado as tendências de decoração. No entanto, acho que os proprietários estão novamente buscando mais personalidade e funcionalidade em suas casas.”
Plantas baixas tradicionais
Embora as casas de conceito aberto tenham tido seu momento, muitos proprietários estão optando por plantas tradicionais mais tradicionais (e muito mais privativas). Cheryl Kees Clendenon me diz: “Acho que os cômodos de verdade, em oposição à onipresente planta aberta, estão voltando com força — especialmente entre os trintões, que estão adorando casas mais antigas e peculiares.”

Painéis de madeira
Quer adicionar uma dose de aconchego à sua casa? Esqueça o shiplap inspirado em Chip e Joanna e opte por um revestimento de madeira mais clássico. “Antes uma marca registrada de salas antigas, os painéis de madeira ressurgiram como uma ferramenta de design refinada, trazendo aconchego, ritmo e textura aos interiores”, diz a designer de interiores Lauren Saab .
“Eu gosto mais deles em aplicações discretas, como atrás de uma cama ou revestindo a parte de trás de uma cômoda embutida, com acabamento em um verniz fosco suave que deixa os veios se tornarem o ponto focal. É uma referência discreta ao design de meados do século , revigorada pelo tom e pela disposição.”
Vitral Seletivo
Você mora em uma casa antiga que poderia receber um toque especial? Saab sugere a instalação de vitrais. Mas, a menos que você more em uma igreja antiga, é melhor usar esse elemento com cautela. “Nas mãos certas, ele se transforma em uma atmosfera pura”, diz Saab. “É o material ideal para momentos contidos e intencionais, como um painel de porta interno ou uma janela de popa, onde a luz natural pode filtrar e refratar a cor por todo o espaço. Ele adiciona uma qualidade fugaz, quase cinematográfica, difícil de reproduzir. Quando usado com moderação e emoldurado com linhas retas, o vitral se torna mais do que decorativo. Ele parece imersivo e intencional.”
Piso xadrez
Embora alguns pisos xadrez vintage tenham toda a sofisticação de uma lanchonete dos anos 1950, eles podem, na verdade, proporcionar um visual bastante refinado se usados da maneira certa. De acordo com Saab, os pisos xadrez estão reconquistando seu lugar no design contemporâneo. “Eles são mais atraentes em combinações de tons, como creme e areia ou verde-escuro e preto-sujo, onde o contraste parece refinado em vez de chamativo. Seja em mármore, travertino ou cerâmica, ele introduz estrutura e um drama sutil.”
Lembre-se de que o piso xadrez não é algo que você queira instalar em toda a casa. O designer sugere usá-lo em espaços como halls de entrada e lavabos.
Maximalismo Silencioso
A designer Kim Dee é uma grande fã do maximalismo discreto. “Quando a maioria das pessoas pensa em maximalismo, pensa em uma explosão de cores e padrões”, diz ela. “Embora muita coisa acontecendo possa ser avassaladora, quando intencional e em escala reduzida, você tem o maximalismo discreto — uma tendência que vale muito a pena revisitar.”
Então, pense em “menos é mais” aqui. “[O maximalismo discreto] tem uma sensação de colecionismo e vivência, mas com moderação”, diz Dee. “Um design mais criterioso de padrões, cores e acessórios — e uma verdadeira sensação de lar.”
Fonte: AOL
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.
