8 erros na sala de estar que os designers de interiores não suportam

Ao decorar sua sala de estar, pode ser um desafio fazer tudo certo. Afinal, projetar um espaço é, na verdade, equilibrar criatividade e praticidade, especialmente quando há tantas opções. O problema é que é muito fácil fazer a escolha errada. E ninguém pode notar esses erros mais rapidamente do que um designer de interiores.

Veja também:

Aqui estão 8 erros comuns que os designers de interiores sempre notam, bem como a forma de corrigi-los e evitá-los:

1. Pensar que um sofá em ‘L’ é a melhor maneira de deixar uma sala aconchegante

A designer de interiores Lisa Gilmore, da Lisa Gilmore Design, vê muitas pessoas escolhendo automaticamente um sofá em ‘L’, porque querem apenas que suas salas de estar sejam aconchegantes. “Eu amo um sofá assim? É claro. No entanto, geralmente há muitas maneiras de aproveitar o espaço e deixar o ambiente aconchegante”, diz ela.

LISA GILMORE DESIGN

Gilmore recomenda pensar fora da caixa e abrir mão das peças em forma de ‘L’. “Usar espreguiçadeiras ou sofás-camas independentes em um espaço pode adicionar uma boa quantidade de curvas (ou linhas retas modernas) para dividir um espaço.”

2. Pendurar quadros muito alto sobre o sofá

Outro erro que Gilmore freqüentemente vê é a arte pendurada muito alto. “E isso não é apenas sobre o sofá, honestamente, é em geral. Todos nós vamos precisar ir ao quiroprático com alguns dos ângulos elevados que somos forçados a olhar para a arte ”.

LISA GILMORE DESIGN

Ao pendurar arte sobre um sofá, seja para uma peça grande ou para a parede de uma galeria, o designer diz que a arte nunca deve ultrapassar 25 centímetros da parte de trás do sofá. “Normalmente, o ponto ideal é 20 centímetros. Para arte que não é sobre uma peça de mobiliário, a linha central da peça de arte (ou parede da galeria) deve estar um pouco acima do nível médio dos olhos, geralmente cerca de 1.5 metros do chão.”

3. Usar luzes de teto embutidas

Aurore Martial, designer de interiores e fundadora da Domus Venus, diz que um dos maiores erros que ela vê as pessoas cometendo é com a iluminação, principalmente a iluminação embutida. “Eu manteria a iluminação embutida apenas na cozinha e no banheiro (e, nesse caso, tente colocá-los com acessórios em uma cor que combine com o teto – o principal é escondê-los).”

DIANA WING

Sua regra prática é usar uma fonte de iluminação principal e, em seguida, duas ou três luzes de ambiente.

4. Escolher o tamanho errado de móveis

“Costumo ver pequenos espaços cheios de móveis de encosto alto e grandes espaços que parecem vazios”, diz Martial. Para espaços pequenos, ela recomenda escolher móveis compactos com braços estreitos. “Aqui, mais do que em qualquer outro lugar, é importante ter espaço ao redor dos móveis. Para salas com tetos baixos, “opte por móveis com pernas finas e encosto baixo para dar a impressão de altura e espaço”, diz ela. Para salas amplas com pé direito alto, Martial enfatiza a importância de investir em peças que realmente ancorem a sala, como um sofá maior e poltronas, para evitar a “sensação de pista de dança vazia”, mesmo se você preferir um estilo mais minimalista.

5. Falta de textura

“É muito mais interessante obter uma variedade de texturas, misturando frio (mesa de centro de mármore, espelhos, pernas de metal e luzes) e quente (cadeira de veludo, piso de madeira), liso (almofadas de seda e cortinas de tafetá) e texturizado (tecido bouclé em poltronas, plantas, enfeites de cortinas, etc), acessórios lisos, geométricos e figurativos ou tecido também”, diz Martial.

DOMUS VENUS

Ela sugere ficar na mesma paleta de cores para um visual mais sofisticado.

6. Ignorar a importância da escala

De acordo com Samantha Gallacher, cofundadora da IG Workshop e fundadora da Art + Loom, o maior erro que as pessoas cometem com salas de estar sempre se reduz à escala. “Ou eles usam um sofá muito pequeno ou têm medo de ocupar o espaço adequadamente. Eles podem usar um tapete padrão que não emoldure a sala de estar ”, diz ela.

Qual é a solução? “Aumente o tamanho, não diminua. Enquadre sua área de estar com um tapete maior. Você pode tentar criar um formato de u completo para conversas. Isso pode significar um sofá e duas cadeiras, com uma terceira cadeira do outro lado. Pode significar uma seção, mas certifique-se de ter outros assentos para equilibrar a parte L da seção ”, diz Gallacher.

7. Escolher muitas peças que combinam

Um dos maiores erros que Kevin Isbell, da Kevin Isbell Interiors, vê é usar muitas peças correspondentes. “As mesinhas laterais combinam com a mesa de coquetel, ou o sofá e as cadeiras combinam. O olho precisa ser constantemente estimulado e seduzido, para que quando todos os elementos de uma sala combinem comece a ficar estático ”, explica.

Para animar o espaço, Isbell recomenda o uso de mesinhas laterais diferentes ao lado do sofá. “Apenas certifique-se de que eles são de uma escala semelhante uns aos outros”, diz o designer de interiores. Se você tiver abajures de mesa, ele sugere escolher uns da mesma altura para que os abajures fiquem alinhados em cada lado do sofá.

“Quanto às cadeiras que combinam, encontre algo que você adore em um tecido que combine com o ambiente e que combine com o sofá, mas que não seja uma cópia exata. Se você não mudar mais nada, isso por si só fará uma grande diferença. A sala parecerá então mais cuidadosa, e não como se você tivesse dado ré em um caminhão até a grande loja local e carregado com o primeiro conjunto de móveis que encontrou”, diz ele.

8. Observar como um espaço é usado

Um grande erro que a designer de interiores Liz Caan nota é que as pessoas nem sempre pensam em como um espaço é usado. “[Por exemplo], uma superfície para uma bebida ao alcance de todos os assentos ou mesas de abajur, são inexistentes.”

LIZ CAAN

Então, qual é a maneira ideal de remediar isso? “A melhor maneira de mobiliar uma sala de estar é identificar o(s) ponto(s) focal(is), os padrões de tráfego e depois tentar ser eficiente com o que você precisa para cumprir esses objetivos. Permitir mais espaço em uma sala permite que o tráfego e a energia fluam muito melhor por toda a casa ”, diz Caan.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Back to top