No início do ano, as pessoas costumam traçar metas para atingir os principais objetivos que foram definidos. Segundo pesquisa, produzida pelo Instituto Akatu “Vida Saudável e Sustentável 2022: Um estudo global de percepções do consumidor”, aponta que 84% dos entrevistados querem diminuir seu impacto sobre o planeta.
Diante disso, hábitos mais sustentáveis poderão entrar na lista de metas deste ano. Portanto, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, reúne algumas dicas para nos ajudar.
+ Sustentabilidade, tecnologia e inovação: conheça as lareiras ecológicas feitas de papel machê
+ Mais barato e sustentável: molduras e fachadas de isopor dão acabamento como gesso. Saiba mais!
“Promover ações mais sustentáveis na sociedade é papel de todo cidadão e é essencial para produzir um impacto positivo sobre a saúde humana e no meio ambiente. Na mudança de pequenos hábitos é possível cultivar uma cultura de consumo responsável. Algo que pode ajudar diretamente neste processo é refletir sobre os 5 R’s da sustentabilidade, que faz o convite para população repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar”, explica Sergio de Carvalho Mauricio, presidente executivo da ABREE.
O estudo do Instituto Akatu foi realizado em 31 países e contou com a participação de mil brasileiros. Porém, apesar de trazer dados otimistas, expôs também pontos de atenção, quanto a conversão do desejo de ser mais sustentável e a prática de ações que promovam isso no dia a dia.
Segundo a pesquisa, apenas 25% dos entrevistados realizaram alguma mudança relacionada ao seu estilo de vida para diminuir o impacto ao meio ambiente ou até mesmo os 26% que acreditam não poder fazer muito para ajudar. Isto significa, que a sociedade ainda não tem consciência da relevância da sua colaboração e que novos hábitos podem e fazem toda a diferença.
Pensando nisso, o presidente executivo da ABREE destaca algumas dicas que podem ser aplicadas no cotidiano e colaboram para que tenhamos hábitos mais sustentáveis em 2023. Confira abaixo:
1. Diminua o consumo:
Uma forma de diminuir o impacto ao meio ambiente é consumir menos, seja na compra de roupas, acessórios, produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos ou no consumo de água e energia. Repensar a necessidade antes de consumir é o primeiro passo para reduzir o impacto ambiental.
2. Reutilize:
Prefira produtos e embalagens reutilizáveis em vez das descartáveis. Grande parte do lixo encontrado nos oceanos é composto por plásticos descartados de forma inadequada. Use sua própria sacola retornável para fazer compras e tente evitar o consumo de produtos com embalagens descartáveis.
3. Separe seu lixo reciclável do orgânico:
Reduzir a geração de lixo e resíduos é fundamental. Entretanto sabemos que é impossível eliminar totalmente essa geração, portanto separe todo material que pode ser reciclado. Além de contribuir para a redução da poluição ambiental, você contribuirá para a utilização de matéria prima reciclada, o que poupa o consumo de recursos naturais.
4. Evite o desperdício de energia elétrica:
Além de apagar as luzes sempre que possível e evitar manter equipamentos ligados, busque adquirir aparelhos que tenham menor consumo de energia elétrica. Procure sempre o selo da Procel nos eletroeletrônicos e pesquise os produtos de maior eficiência energética. Além de reduzir as despesas da casa, essa atitude contribui para a preservação ambiental.
5. Busque organizações e projetos sustentáveis:
Colaborar com a missão de organizações que levam a sério a sustentabilidade, é um aspecto fundamental. Uma vez que, em suas atuações já buscam gerar um menos impacto ao meio ambiente e consequentemente ao escolher essas marcas e projetos, o consumidor contribui para o movimento.
6. Pesquise antes de comprar:
Busque produtos de empresas que possuem práticas sustentáveis e evite aquelas que não mostram comprometimento com o meio ambiente e com a sociedade. Inovação tecnológica, boas práticas na gestão de colaboradores e atitudes éticas devem fazer parte do dia a dia das empresas que colaboram para um mundo melhor.
7. Faça a destinação correta de equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos:
A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia da sociedade e colabora em diversos aspectos, mas sempre existe uma forma de fazer o melhor uso dos recursos. Para os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos consumir o necessário e realizar descarte correto é o melhor caminho no final de vida útil deles. Para isso, a população pode contar com a ABREE, basta acessar o site (https://abree.org.br/pontos-
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Maldivas: conheça resort sustentável em ilha que é totalmente movida a energia solar
+ House Zero: casa sustentável é impressa em 3D e leva apenas duas semanas para ficar pronta
+ The Bide é uma cabine sustentável cercada pela natureza. Confira as fotos!