Há muitas mudanças simples que você pode fazer em sua casa para garantir que ela reflita melhor seu estilo único e realmente se pareça com você.
Abaixo, os designers compartilham algumas dicas úteis sobre como aplicar muita personalidade em qualquer tamanho de casa.
+ Decoração Boho: o que é e como usar em sua casa
+ Cama na frente da janela? Aprenda como posicionar corretamente
+ Nova mansão instagramável e luxuosa de Juliette
Exibir arte
Por que não criar uma mini galeria na sua sala? “A arte sempre faz uma casa parecer mais pessoal”, diz Michelle Gage, da Michelle Gage Interior Design. “Você pode coletar peças ao longo do tempo e enquanto viaja ou visita mercados e galerias locais.”
Não sinta necessidade de optar pelo que está na moda; concentre-se em obras que falam com você. “Selecionar algo que pareça tão específico para o seu estilo pessoal sempre causa impacto”, diz Gage. “Ainda mais, você pode anexar memórias ao seu novo achado favorito.”
Whitney Riter Gelinas, da Wit Interiors, concorda. “Não existe um tipo de arte ‘certo’ porque tudo gira em torno do que a peça evoca para o espectador”, diz ela. “Nossos clientes gastronômicos recentemente nos deram menus emoldurados do Chez Panisse e do French Laundry, para que pudessem se lembrar dessas refeições nos próximos anos.”
Mostre uma paixão
Existem outras maneiras criativas de demonstrar o amor pela comida e pela culinária em sua casa. “Uma das minhas paixões é cozinhar e adoro coletar vários sais, ervas e temperos que encontrei”, diz Peti Lau, da Peti Lau Inc. “Adoro colocá-los em cerâmica legal, de todos os tamanhos e formas, e isso individualiza minha cozinha.”
Ou talvez você seja simplesmente apaixonado por todos os humanos e amigos de quatro patas em sua vida. “Colocar fotos – com molduras correspondentes em tamanhos diferentes para que pareçam consistentes – com fotos de seus humanos ou animais de estimação favoritos tendo aventuras lembra de você ótimos momentos com ótimas pessoas”, diz Lau.
Pinte suas paredes
Quer você alugue seu espaço ou seja dono de sua casa, você pode facilmente usar tinta para transformar os cômodos de sua escolha. “A pintura é uma ótima maneira de personalizar um espaço”, diz Gelinas. “O custo é baixo, mas o impacto pode ser dramático.”
Pense além de revestir as quatro paredes. “Pense fora da caixa – existe uma parede característica que você poderia pintar com uma cor brilhante? Um teto que poderia usar um soco? Adoramos usar fita adesiva para definir padrões geométricos como listras”, diz Gelinas.
Não tenha medo de correr riscos. “Ir para uma pintura ou cortina ou acessórios ousados é mais fácil, mas se você não tiver certeza de um ladrilho ousado que realmente ama ou de uma cor de armário, contrate um designer para ajudá-lo a decidir”, comenta Isabella Patrick, da Isabella Patrick Interior Design. “Muito do que fazemos para os clientes é apoiá-los enquanto os ajudamos a chegar à essência do que amam. Se você não puder pagar um designer, contrate um amigo de confiança para ajudá-lo a se sentir corajoso em um movimento ousado.”
Repense sua iluminação
Não se sinta preso a uma iluminação insípida de nível de construção só porque ela já está lá. “Coloque sua iluminação em todos os cômodos”, sugere Jocelyn Polce, da August Oliver Interiors. “A iluminação forte do teto pode parecer estéril e básica. Considere os usos do espaço e o clima que você deseja criar.”
Use a iluminação como uma forma de adicionar textura e capricho ao seu espaço. “Adicione luminárias com tons de tecido impresso para criar um padrão ou coloque uma mini luminária no balcão da cozinha em uma bandeja para iluminação ambiente”, diz Polce.
Compre apenas o que você ama
Encher a sua casa com peças que você considera muito especiais fará com que qualquer espaço pareça mais seu. “Se você está desesperado por um sofá novo e corre para comprar um durante uma grande liquidação, pode acabar com um grande negócio, mas um sofá que nunca se encaixa no seu estilo real”, diz Patrick. “É muito melhor gastar esses $ 500 extras, pagar o preço total e amá-lo.”
Na mesma linha, não pegue peças só porque parecem um bom negócio, observa Patrick, acrescentando: “A exceção aqui é com antiguidades ou itens vintage que são mercadorias menores”.
Seja confiante em suas escolhas
Não hesite em fazer escolhas de design que lhe agradem, mesmo que não sejam do agrado de todos. “A maneira número um de fazer sua casa parecer ‘você’ é conhecer e ter confiança em sua própria estética de design”, diz Brandi Wilkins, da Three Luxe Nine Interiors. “Muitas vezes nos inclinamos para o que é tendência, em vez de para o que gravitamos pessoalmente.”
É possível admirar uma tendência ou curtir vídeos dela no TikTok sem precisar emular aquele estilo em seu próprio espaço. Isso pode significar seguir o caminho antiquado ao planejar seu espaço.
“A internet e as mídias sociais tornam quase impossível não estar ciente das tendências”, diz Laura Hur, do Lorla Studio. “Se pretendemos implementar tendências em nossa casa ou não, elas são difíceis de evitar.”
Hur incentiva olhar além da internet e da mídia social, inspirando-se em livros de design, viagens, museus e outros recursos semelhantes.
“Quando você vir uma sala no Instagram que realmente ressoe com você, concentre-se no que há nessa sala para a qual você é atraído”, diz ela. “Depois de entender do que você gosta, você pode implementar o conceito em sua casa de uma forma mais pessoal, usando cores ou marcas mais alinhadas com seu estilo pessoal.”
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.