Este novo ano definitivamente pareceu o início de um novo clima no design. Os designers já estão falando sobre cores, materiais e abordagens que estão em alta há eras, e como planejam evitá-los por novas ideias.
Então, essas são as trocas que eles farão — e querem que você faça — que renovarão sua casa e são indicativas das tendências crescentes de design de interiores para 2025. Provavelmente não é nenhuma surpresa que todos estejam se afastando dos tons frios, do minimalismo e das linhas duras, e trocando para uma sensação mais suave, mais aconchegante e mais habitável.
+ O estilo country da cozinha de Lily Allen está dominando em 2025
+ Drew Barrymore revela o segredo para uma sala aconchegante no inverno
+ A sala de estar de Jon Bon Jovi tem o tom mais moderno de 2025
1. Troque tons fortes por versões mais terrosas
Tons brilhantes podem ter sido uma grande tendência de cores em 2024, mas é muito mais fácil viver com cores que têm um toque de terra nelas. Você verá que elas são mais calmantes, até mesmo charmosas, acredita Zoe Feldman, a designer de interiores de Washington, DC, que sugere que todos nós deveríamos mudar para tons terrosos “lamacentos” em 2025.
“Acho que rosa é uma cor muito lisonjeira para a maioria das pessoas. É muito quente quando usado do jeito que fazemos, de uma forma mais turva do que, digamos, uma princesa de chiclete”, ela diz. “Eu uso rosas que são um pouco marrons, durante o dia pode parecer agradável e brilhante e à noite parece que está iluminado por velas. Ele tem essa bela capacidade de mover você emocionalmente durante o dia. Farrow and Ball’s Setting Plaster , Sulking Room Pink e Peignoir são todos exemplos perfeitos, enquanto Oxford Stone da marca tem um tom rosa – ideal para aqueles que podem ter aversão ao rosa.”
2. Troque uma mesa de centro de vidro por peças antigas
Um item básico do design há muitos anos, a mesa de centro de vidro será criticada em 2025 por designers que querem suavizar todas as superfícies possíveis.
“Eu sempre aconselharia se você tem filhos, você não deveria ter uma mesa de centro de vidro”, diz Heather French, cofundadora do estúdio French and French, sediado em Santa Fé . E mesmo que você não tenha os problemas práticos de dedos minúsculos sujando suas mesas de centro, Heather ainda sugere que elas não envelhecem bem, e optar por algo com mais personalidade é uma troca óbvia a ser feita.
“Você quer uma antiguidade que envelheça com o tempo e a pátina e melhore com a idade”, explica Heather. “Você precisa pensar em como quer viver em uma casa. E ter uma peça que você possa limpar — ou não se preocupar muito com ela — é realmente importante.”
3. Troque a altura dos armários da sua cozinha
Essa é uma grande troca a ser feita, mas definitivamente deve ser considerada se você estiver planejando reformar a cozinha em 2025. O grande debate no design de cozinha no momento parece ser: os armários da cozinha devem ir até o teto ou não?
Em 2024, o conselho era principalmente ir para o primeiro, mas para 2025, alguns designers estão sugerindo trocar esse visual que já foi tendência por uma abertura. A designer Lara Bates do estúdio Lara Et Al explica que, “Este ano, não levamos os armários até o teto porque essa pequena abertura permite que o espaço respire, evitando que as cozinhas pareçam muito fechadas.”
4. Troque seus assentos formais por opções mais casuais
Nos últimos anos, as tendências de design têm se tornado mais inteligentes, focando mais no entretenimento formal do que em sofás confortáveis para se aconchegar. Mas a designer Noa Santos, de Nova York , pede que este seja um momento de relaxamento e que sejam adotadas formas mais suaves.
‘Os interiores não precisam parecer ostentosos, e o luxo está sendo redefinido’, diz Noa. ‘Você não quer se sentir como se estivesse em um museu, você quer estar confortável e ter uma casa que funcione para o seu estilo de vida. Cada casa precisa de um canto para se jogar. Se tudo em sua casa é precioso, você está constantemente prendendo a respiração – o design precisa da mistura de uma inspiração e expiração, o equilíbrio do fabuloso e do funcional.’
5. Troque um acabamento da mesma cor por um contrastante
Substituindo a tendência de décadas de acabamento em madeira branca, surgiu a ideia de combinar o acabamento com as paredes. É um truque usado por designers para se sentirem elevados e fazer os cômodos parecerem mais altos – há menos para quebrar a linha de visão.
No entanto, Lara Bates acha que é hora de trocar isso por uma terceira maneira – uma cor de acabamento contrastante que seja totalmente diferente do que está nas paredes. Eu nunca escolho a cor para o acabamento de madeira até o final. Ela vem quando as outras cores estão no cômodo’, diz Lara. ‘Você quer amarrá-la a algo no cômodo, embora nem sempre seja o que você esperaria. Pode ser uma cor escolhida de um traço em uma obra de arte ou no padrão do tapete.’
Muitas das tendências que estamos vendo para 2025 são baseadas na criação de casas mais aconchegantes, mais convidativas e com mais personalidade, e muitas das trocas que os designers sugeriram refletem isso. Tenha em mente como você quer que sua casa pareça e como você vive no espaço quando fizer trocas (grandes ou pequenas) em sua casa.
Fonte: Homes & Gardens
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.