Você já se perguntou o que os designers de interiores realmente pensam sobre sua cozinha? (Você não pode me dizer que sou o único que já se preocupou com isso!) Acontece que eles definitivamente têm ideias, mas não são tão críticos quanto você pode esperar.
Sério — tudo o que a maioria dos designers quer é que você tenha uma cozinha bonita e funcional que corresponda às suas necessidades e gosto. Como isso é feito parece diferente para cada um, mas ainda há algumas regras e receitas que eles pretendem incorporar em cada espaço.
+ Você pode colocar papel alumínio na air fryer? Tudo que precisa saber
+ 4 segredos que fazem a sala de estar parecer aconchegante
+ 4 cozinhas atemporais estão cheias de inspiração que você vai querer recriar
Para chegar ao fundo das coisas favoritas e menos favoritas sobre projetar as cozinhas dos clientes, o site ApartamentTherapy conversou com três designers sobre o que eles gostariam de fazer mais e menos. Aqui está o que eles disseram.
5 coisas que os designers gostariam que os clientes fizessem mais em suas cozinhas
Faça um orçamento para eletrodomésticos de alta qualidade.
Sua cozinha é usada diariamente, e Sarah Anderson, fundadora da Chansaerae Designs em Washington, DC, recomenda que você não se contente com o que ela chama de “eletrodomésticos de unidade de aluguel”. Faça sua pesquisa e, se possível, opte pelas melhores garantias e recursos mais avançados.
Rachel Moriarty, designer principal da RM Interiors em San Diego, Califórnia, incentiva você a se afastar do aço inoxidável (e esses cozinheiros domésticos também). “Ele domina as cozinhas desde os anos 80 — elas podem ser definitivamente elegantes e modernas, mas há tantas opções agora”, ela explica. “Opte por preto fosco, branco com latão ou acabamentos coloridos para uma aparência elevada e mais personalizada.”
Outra opção que Cheyenne Ely, proprietária e designer principal da Cheyenne Paige Interiors em The Woodlands, Texas, gosta de usar são os eletrodomésticos prontos para painel. Isso ocorre porque os painéis em sua geladeira e lava-louças permitem que você “absorva melhor a beleza de sua cozinha sem distrações”, diz ela.
Incorpore elementos naturais.
É fácil para uma cozinha parecer monótona ou datada, mas adicionar apenas um único elemento natural pode torná-la atemporal. “Um backsplash de mármore, armários manchados ou vigas recuperadas estendem a vida útil da sua cozinha”, diz Ely. Afinal, o ar livre não é a única coisa que nunca sai de moda?
Priorize a funcionalidade.
“Um bom design é muito mais do que apenas estética”, enfatiza Ely. “Você tem que adaptar cuidadosamente o design da sua cozinha para se adequar ao seu estilo de vida, preferências e necessidades.” Isso pode não ser tão divertido quanto selecionar cores de azulejos ou tintas para backsplash , mas o tempo que você investir será recompensado em abundância.
Anderson acrescenta: “Sua cozinha é um investimento realmente grande em sua casa, e não é como se você pudesse facilmente embaralhar seus armários ou eletrodomésticos.”
Contrate um designer primeiro.
Parece tendencioso vindo dos próprios especialistas, mas há inúmeras vantagens em agendar até mesmo uma consulta com um designer de interiores. “Eles podem mudar a trajetória do seu projeto oferecendo soluções para problemas que você nem sabia que tinha, ou sugerindo cores e materiais que complementam seus espaços existentes”, explica Ely.
Anderson concorda, dizendo que um contratante está mais focado em fazer o trabalho. “Eles querem que você descubra exatamente o que quer fazer, e você pode não saber de fato”, ela elabora. “Se você contratar um designer para elaborar os planos, obterá preços precisos e minimizará surpresas.”
Também vale a pena notar que os designers geralmente têm fornecedores com os quais fazem parceria que oferecem produtos e serviços de qualidade e com preços justos. No geral, um designer pode ajudá-lo a evitar erros caros.
Escolha o que você ama.
Hoje em dia, as opções de design são ilimitadas. “Há uma vasta gama de materiais e cores de bancada disponíveis, desde quartzo luxuoso até placas de porcelana que parecem ônix e vidro reciclado Vetrazzo”, diz Moriarty. Você tem muito o que escolher para seu backsplash: “Explore formatos como hexágonos, padrões espinha de peixe ou até mesmo formas dimensionais. Azulejos estampados, azulejos de terrazzo ou azulejos Zellige podem adicionar um toque único.”
Como uma maximalista, Moriarty sempre incentiva seus clientes a adotar textura, padrão e cor para criar uma cozinha de destaque que reflita seu gosto pessoal.
5 coisas que os designers gostariam que os clientes fizessem menos em suas cozinhas
Basta escolher o branco.
Embora você possa pensar que todo branco é a chave para uma cozinha que parece e é limpa, Anderson insiste que o oposto é verdade: “Como todos sabemos, qualquer coisa branca atrai sujeira — uma cozinha branca nunca fica limpa”.
Além disso, Moriarty chama uma abundância de branco de “estéril e impessoal”. Ela recomenda misturar um pouco com “tons quentes de madeira, toques de cor na parede ou armários, ou superfícies dramáticas de bancada”.
Preocupe-se com o valor de revenda.
Se sua intenção é reformar sua casa nos próximos anos, isso é uma coisa. Se não? Lembre-se de que você é quem mora lá agora. “Se você fizer uma cozinha roxa porque realmente ama roxo, você ainda vai amá-la em 20 anos”, explica Anderson. Mesmo que você possa estar vendendo daqui a cinco a 10 anos, as tendências já terão mudado e os compradores vão querer mudar de qualquer maneira.
Coloque o micro-ondas acima do fogão.
Este é outro exemplo do que Anderson chama de “situação do tipo unidade de aluguel” — se você tiver a opção, não coloque um micro-ondas sobre o fogão e, em vez disso, dê a ele uma ventilação adequada. “O micro-ondas nunca está alto o suficiente, então, quando você está no fogão, seu rosto está basicamente no micro-ondas”, explica ela. “Mas você não pode colocar o micro-ondas muito alto porque então você não conseguirá alcançá-lo para usá-lo, então não é a posição ideal.” Como alternativa, você pode instalar um em sua ilha ou guardá-lo em uma garagem de eletrodomésticos.
Sinta-se obrigado a adicionar uma ilha.
Em alguns casos, ilhas são um divisor de águas funcional. Outras vezes, a cozinha é tão grande que não faz sentido não incluir uma. De qualquer forma, elas ainda não são tecnicamente necessárias, de acordo com os especialistas. “Em vez disso, você pode adicionar uma mesa de jantar, deixar espaço no chão, criar uma cozinha de corredor ou construir uma península ”, sugere Anderson. Resumindo: na verdade, há mais opções do que você pensa.
Opte por uma geladeira com profundidade padrão.
Com um nome como “profundidade padrão”, parece que o tamanho seria óbvio. Não é bem assim! Ely recomenda refrigeradores de profundidade de balcão, que são nivelados com o balcão e não se projetam tanto quanto a profundidade padrão, tornando-os “incrivelmente econômicos em termos de espaço”. Você não perde tanto armazenamento quanto pensa, mas se a ideia o deixa nervoso, ela recomenda que você “considere realocar seu refrigerador de profundidade padrão para a garagem”.
Fonte: Apartament Therapy
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.