Como fazer para escolher as cortinas certas para completar o espaço? Antes de começar o desafio, leia essas 5 dicas úteis para escolher as cortinas perfeitas para a sua casa.
Considere o seu orçamento
É melhor contemplar o visual que você está buscando em seu espaço e considerar a escala e a localização das janelas antes de passar para o orçamento. Se sua janela for grande, ou se precisar de uma cortina contínua, ou se você tiver tetos muito altos, invista em cortinas personalizadas.
Embora o preço seja mais alto, você receberá um look acabado exclusivo para o seu espaço e estilo. Tratamentos personalizados e sob medida de janela são sempre minha primeira escolha.
Veja também:
- Cortinas x persianas: tire suas dúvidas e aprenda como escolher o modelo ideal
- 6 erros que você está cometendo na hora de escolher as cortinas
- 4 etapas para acertar na escolha de cortinas perfeitas para sua casa
No entanto, cortinas prontas para pendurar estão amplamente disponíveis em uma coleção bastante diversa de cores, texturas e padrões e são mais econômicas do que personalizadas. A limitação deste estilo de cortina é o tamanho restrito, então você terá uma pausa entre os painéis se pendurados como um agrupamento e você pode achar que eles são muito longos ou curtos para suas janelas.
Esteja aberto às opções de exploração
Selecionar as melhores cortinas para o seu estilo significa reconhecer o que o atrai pessoalmente quando se trata de decoração para casa. Faça uma pesquisa virtual (o Pinterest é ótimo para isso) antes de mergulhar no mundo do tratamento de janelas. Com tantas opções disponíveis, não é surpresa que a maioria dos consumidores opte por cortinas brancas. Embora as cortinas brancas tragam aparência limpa, há muitas opções disponíveis para as janelas. Saia da zona de conforto e experimente um pouco de cor ou padrão em sua janela. Você pode se surpreender como a variedade pode personalizar uma sala e mudar sua sensação.
Pense na espessura
Existem quatro tipos de espessura a serem considerados ao comprar cortinas: transparente, opaca, forrada e de escurecimento. É melhor perguntar o que o quarto precisa. Cortinas transparentes são ideais para colocar em camadas em cima de persianas ou cortinas existentes, bem como ficar sozinhas para uma aparência etérea e suave.
O tipo mais comum de cortinas prontas para pendurar disponíveis no mercado são opacas e são excelentes para filtrar a luz e fornecer privacidade suficiente para que apenas as sombras sejam visíveis à noite. Cortinas forradas e blackout são a melhor opção para privacidade, bloqueio de luz e eficiência energética e são a escolha preferida para salas de entretenimento e quartos.
Comece pelo topo
Considere os topos das cortinas como um fator importante que influencia a categorização das cortinas e o estilo de espaço que elas melhor complementam. Com mais de 15 estilos disponíveis, pode facilmente ser a decisão de estilo mais opressora na hora de comprar cortinas. A melhor maneira de abordar a escolha de um topo é categorizar seu estilo como casual ou formal.
Estilos casuais que incluem moderno, transitório, boêmio e rústico e são mais adequados para cortinas com acabamento em aba posterior e ilhó. Ambos oferecem um acabamento limpo para pendurar no painel, controlando como as dobras caem e estão disponíveis em cortinas prontas para pendurar e personalizadas. Para um espaço mais formal, como o tradicional e o shabby chic, dobras planas e cortinas plissadas com dobras exageradas e drapeado volumoso são as melhores opções.
Cuidado com o comprimento
O elemento final é o comprimento. Existem tantas maneiras de mudar o estilo de uma sala apenas com o comprimento. Enquanto cortinas personalizadas estarão disponíveis em quase qualquer largura e comprimento desejados, você encontrará cortinas prontas para pendurar limitadas a quatro ou cinco comprimentos que restringem como você pendura suas cortinas e geralmente ficam confinadas logo acima da janela.
Se você deseja algo mais moderno ou deseja expandir o tamanho visual de um cômodo, pendure a cortina mais acima da janela, seja no teto ou em uma determinada altura entre a janela e o teto. Outro estilo a ser considerado é o pooling, que ocorre quando o tecido remanescente de um painel se acumula no chão. Este estilo de pendurar é melhor limitado a quartos com uso restrito ou casas sem filhos ou animais de estimação e é complementar ao design boêmio, contemporâneo e chique gasto.
Veja também:
- 14 inspirações para cortinas da sala que os designers estão amando
- 4 dicas para escolher a cortina perfeita
- Dicas fáceis para acertar na escolha do sofá, da cortina e do tapete da sala
Depois de compartilhar algumas das dicas, é melhor deixar este último conselho de design. Seja corajoso e faça escolhas ousadas. As cortinas podem injetar muita personalidade em um espaço para transmitir verdadeiramente o seu estilo. Às vezes, você precisa tomar decisões que podem parecer assustadoras e um pouco arriscadas.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br