5 dicas de decoração barata para apartamentos pequenos

Os apartamentos pequenos têm se tornado uma tendência nos últimos anos, principalmente entre a população mais jovem. No entanto, decorar esses locais de maneira bonita, otimizada e com um bom custo-benefício não é uma tarefa fácil.

Diante desse desafio, uma startup que oferece projetos de decoração online, a La Decora, oferece o serviço de estruturar soluções de design de interiores práticas e eficientes para esses ambientes.

+ Como ter uma adega de vinhos em um apartamento pequeno. Confira dicas!

+ Os 5 piores problemas de morar em apartamento pequeno

+ Aprenda a plantar sementes mesmo dentro de um apartamento pequeno

Dicas para quem quer decorar um apartamento pequeno sem gastar muito. Foto: Pexels
Dicas para quem quer decorar um apartamento pequeno sem gastar muito. Foto: Pexels

“O estilo de vida de quem busca um imóvel menor é mais sobre o ser do que o ter. Vemos uma mudança de comportamento nos mais jovens, que hoje buscam facilidades, como o retorno do uso de lavanderias coletivas e o uso de aplicativos de transporte. São pessoas com menos tempo”, afirma Gabriela Accorsi, COO e cofundadora da La Decora.

Por esse contexto, a startup traz um processo de produção de projetos que otimiza o trabalho do profissional (arquiteto/decorador).

Personalizado, o apartamento paulistano de 92 m², projetado pela arquiteta Carina Dal Fabbro, tira máximo proveito da conexão entre os espaços, o mix com móveis cheios de histórias e valoriza as peças de família | Foto: Rafael Renzo
Personalizado, o apartamento projetado pela arquiteta Carina Dal Fabbro, tira máximo proveito da conexão entre os espaços, o mix com móveis cheios de histórias e valoriza as peças de família | Foto: Rafael Renzo

“A única maneira de democratizar a decoração é com a automatização das suas fases que não precisam de intervenção humana direta, ao mesmo tempo que a sensibilidade do especialista esteja presente nos momentos necessários e de forma personalizada. Essa estrutura é muito importante em projetos de apartamentos pequenos”, diz a COO.

Pensando nisso, separamos cinco dicas essenciais para decorar imóveis pequenos. Confira:

1. Ter um projeto

Quando uma pessoa procura imóveis menores e mais baratos, ela não pode se dar ao luxo de errar nas suas escolhas. Por isso, construir um projeto ao lado de um profissional garante uma tomada de decisão correta.

O apartamento de Friends foi imaginado em sete outros estilos de decoração. Fotos: Divulgação/ Furniturebox
Foto: Divulgação/ Furniturebox

“O projeto certifica o cliente que essa compra vai ser a certa e o arquiteto ou decorador resolverá todos os desafios propostos para aquele ambiente, seja em termos de combinação ou espaço”, reforça a especialista.

2. Foco no que é essencial

Mais do que evitar uma poluição visual, a disposição prática de objetos gera conforto em um apartamento pequeno, além de evitar gastos desnecessários. “Entender quais são os itens essenciais para compor o cenário ajudam a formar o local como um lar completo. Por exemplo, uma luminária no centro já resolve a iluminação”, explica Gabriela. “Além disso, é melhor evitar colocar itens supérfluos e não usar papel de parede e painéis para não causar poluição visual”.

Apartamento monocromático branco tem toque clean e muito luxo. Sabrina Gnipper Arquitetura/ Foto: Estúdio 360
Apartamento monocromático branco tem toque clean e muito luxo. Sabrina Gnipper Arquitetura/ Foto: Estúdio 360
3. Otimização de espaço

Assim como a escolha do imóvel, é necessária também a escolha dos itens essenciais de qualquer apartamento, otimizando assim o local.

Neste apartamento de 120m², as arquitetas do Mirá Arquitetura o granito São Gabriel para revestir a ilha da cozinha. A cor faz uma relação direta com o estilo industrial adotado para todo o projeto |Foto: Nathalie Artaxo
Mirá Arquitetura |Foto: Nathalie Artaxo

“Algumas maneiras de otimizar o espaço do apartamento são: a compra de móveis do tamanho correto, o uso de armários aéreos para maior armazenamento, soluções de baú, espelho para sensação de amplitude e cores claras. Contudo, cuidado com profundidades excessivas em sofás e móveis de uso duplo, como sofá-cama, mesas de centro que viram banquetas. Por fim, invista em uma TV que atenda o quarto e a sala por um sistema de giro, por exemplo”, aconselha a COO.

4. Menos trabalho de paredes

Em pequenas metragens, as paredes acabam por chamar ainda mais a atenção do que de costume, o que torna esse ponto um dos mais importantes no processo de decoração. “Quanto menor o trabalho de paredes melhor. Ou seja, o uso de papéis de parede e painéis não são aconselháveis para imóveis pequenos”, destaca a cofundadora da startup.

Com o deslocamento da sala de jantar para a varanda, o apartamento ganhou abrangência | Projeto: Oliva Arquitetura | Foto: Mariana Orsi
Projeto: Oliva Arquitetura | Foto: Mariana Orsi
5. Direcionamento financeiro

Um apartamento menor mostra, muitas vezes, a escolha do cliente por uma decoração mais acessível, principalmente para quem tem o orçamento apertado. Nesses casos a priorização pede o investimento em uma decoração mais assertiva.

Projeto Studio Mac/Foto: Sidney Doll

“O consumidor estará muito mais certo da sua compra – no caso de um budget menor – se ele checar diversas opções de lugares e preços a fim de comparação. Nesse sentido, as plataformas digitais são aliadas tanto quanto na etapa seguinte, em que o imóvel já está comprado e precisa ser decorado”, finaliza Gabriela.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Quer ver mais notícias sobre apartamentos pequenos? Então, confira outras matérias nossas:

+ Reforma com orçamento baixo em apartamento pequeno. Veja transformação aconchegante!

+ Dicas essenciais para fazer um apartamento pequeno parecer maior

+ 24 maneiras de aproveitar cada centímetro em seu apartamento pequeno

DecorStyle.com.br
Back to top