Hoje em dia, pensar em um projeto luminotécnico e não pensar em iluminação linear é quase um pecado entre os especialistas.
As fitas LED deram início a uma era onde a versatilidade da aplicação permitiu que os cantinhos mais inusitados da nossa casa pudessem receber um toque de luz. Decorativa ou funcional, a iluminação linear foi ganhando bastante espaço.
“Quando embutida em prateleiras, nichos e forros, oferece um clima aconchegante ao ambiente, realçando outros detalhes da decoração”, afirma Lígia Nunes, gerente de marketing da Bronzearte LLUM.
Veja também:
- Design e sustentabilidade: conheça mais sobre a iluminação de LED
- Como usar perfis e fitas de LED na decoração de casa. Saiba tudo aqui!
- Torneira que muda a cor da água é novidade inteligente para sua cozinha
No mercado, as fitas LED estão disponíveis nas temperaturas de cor branca quente, branca fria e RGB (sigla em inglês de vermelho, verde e azul), além do modelo que pode ser controlado via Wi-Fi por aplicativo ou assistente de voz.
Segundo a profissional de marketing, a preferida dos consumidores é a temperatura de cor branca quente, pois esse tom amarelado da luz proporciona um ar mais convidativo e aconchegante ao ambiente.
Para explorar a iluminação linear na sua casa de forma decorativa ou funcional, confira cinco dicas de instalação em diferentes ambientes:
1. Cozinha
Ao definir o local de aplicação, é importante saber usar a temperatura de cor adequada a necessidade de cada espaço. “Na cozinha, por exemplo, é indicada a instalação de fita LED na temperatura de cor branca quente, na bancada, logo abaixo dos armários aéreos. Essa cor proporciona a luminosidade ideal e ajuda a promover a atenção nesta área de trabalho, que é dedicada ao preparo dos alimentos”, explica.
2. Sala de estar
Já na sala de estar, local que pede conforto e aconchego, prefira a temperatura de cor amarela. Pode ser instalada em móveis como prateleiras, nichos e bancadas ou aplicadas em sancas de gesso para um efeito de iluminação indireta. “No painel de TV, a fita permite uma baixa iluminação, que não atrapalha a visão da televisão e ao mesmo tempo não deixa o lugar totalmente escuro”, sugere.
3. Banheiro
Nesse ambiente é possível mesclar as temperaturas de cor, deixando a opção branca fria na região do espelho para atividades que envolvam o ato de se barbear ou se maquiar, ativando-a somente nesses momentos; e a opção branca quente mais próxima do lavatório e cantos dos gabinetes, já que essa proporciona conforto ao espaço.
4. Quarto
Fitas de alto IRC (índice de reprodução de cor) deixam o espaço do closet ainda mais funcional, pois itens com esse índice elevado reproduzem com mais fidelidade a cor dos objetos iluminados, ajudando na escolha certa da roupa e da maquiagem no dia a dia. Na cabeceira da cama as fitas são um sucesso, nesse caso, opte pela temperatura de cor quente.
5. Home-office
Como muitos adotaram esse modelo de trabalho devido à pandemia, é comum hoje em dia a adaptação de espaços da casa para escritórios. As fitas LED também ajudam a compor esses ambientes como luz de apoio ou até mesmo para iluminar de forma mais adequada o cenário de reuniões online. Já para gamers e streamers, a opção RGB faz muito sucesso entre os profissionais, que criam todo um cenário em volta deles.
Veja também:
- Economia de energia: iluminação LED contribui na redução da conta de luz. Saiba mais!
- Smart LED: lâmpada inteligente é ideal para quem vai viajar e não quer deixar a casa no escuro
- LED na marcenaria: aprenda como inserir a iluminação no mobiliário planejado
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br