4 tendências dos anos 80 que os especialistas gostariam que tivessem desaparecido

De acordo com Kristina Morales, consultora imobiliária estratégica da MultifamilyCashin, dos Estados Unidos, os elementos arquitetônicos das casas escaparam amplamente das tendências de design dos anos 80 – mas o mesmo não pode ser dito para o design de interiores, onde a cultura vibrante da época tomou conta.

“Os estilos de habitação dos anos 80 eram sobre fazer uma declaração ousada com cor, forma e materiais”, diz ela. “Móveis de latão e esculturas de metal estavam por toda parte. Cores vibrantes e pastéis eram o auge da moda doméstica.”

Tendências de décor que especialistas não gostam dos anos 80. Fotos: Pexels
Tendências de décor que especialistas não gostam dos anos 80. Fotos: Pexels

E como os ciclos de tendências provaram, tudo o que era velho se torna novo novamente. Então, alguns desses estilos dos anos 80 estão voltando para as casas como escolhas de design. Isso nem sempre funciona da melhor maneira, de acordo com o especialista em imóveis.

Veja também:

“O problema que eu tenho com o ressurgimento da decoração dos anos 80 não são os móveis e a arte, é quando os proprietários criaram uma vibe dos anos 80 com tintas de parede e acessórios”, diz Morales. “Isso pode tornar a venda de sua casa um desafio.”

Se você quiser evitar as armadilhas de design dos anos 80 que podem impedir a venda de uma casa, fique longe dessas tendências da época.

Pasteis

E não qualquer pastel – particularmente rosa pastel. A cor estava por toda parte nos anos 80 e está começando a aparecer novamente.

“Há certos momentos em que o rosa pode brilhar, especialmente em salas específicas onde há um tema”, disse DJ Olhausen, corretor imobiliário do Realty ONE Group Pacific. “Mas costumo dizer aos clientes que tomem cuidado ao usar essa cor em toda a casa. Mesmo que tenha sido muito usado nos anos 80, esse retorno precisa ser contido apenas em pequenas doses. Lembre-se, o uso excessivo de [pastéis] pode facilmente ser um bloqueio para potenciais compradores.”

Espelhos e blocos de vidro

Uma marca registrada do design dos anos 80? Vidro em todos os lugares. Espelhos e blocos de vidro eram aparentemente a escolha estilística favorita dos designers de interiores – e você pode não querer cometer esse erro novamente.

“Recentemente, vendi apartamentos com espelhos no teto dos banheiros, espelhos cobrindo uma parede inteira em um quarto, enormes armários espelhados, espelhos em toda a entrada e salas de jantar espelhadas”, diz a corretora Dorothy Schrager, do Coldwell Banker Warburg. “É um dos primeiros comentários de um possível comprador e um grande desânimo para os compradores, especialmente se o resto do apartamento estiver em boas condições e eles não planejam fazer muita reforma.”

Veja também:

E aquelas paredes de blocos de vidro? Eles “parecem que você está em um consultório médico”, diz a agente Karen Kostiw, também do Coldwell Banker Warburg. (Embora alguns agentes os amem!)

Latão

Muito latão – como nas torneiras da cozinha, armários e móveis – pode parecer barato e sem qualidade, diz Olhausen. E embora possa parecer ótimo em configurações modernas, você não deve exagerar.

“O truque é usar esse acabamento com moderação e de forma a unir o resto do cômodo”, diz Olhausen. “Embora eu não goste necessariamente do uso de latão em residências, sei que meus clientes podem obter um preço de listagem mais alto usando um toque mais moderno.”

Designs exuberantes
Tendências de décor que especialistas não gostam dos anos 80. Fotos: Pexels
Tendências de décor que especialistas não gostam dos anos 80. Fotos: Pexels

Excesso era a palavra da decoração na década de 1980, e hoje, uma superabundância de padrões (particularmente cortinas florais) e design parece muito ocupado e muito específico para o gosto do proprietário.

“Quartos onde o papel de parede, cortinas e móveis combinam com designs exuberantes e exagerados devem ser deixados para museus ou instalações de arte”, diz Kostiw.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Back to top