Descobrir o layout de um quarto pequeno não é uma tarefa fácil. É preciso equilibrar praticidade e estética para criar um espaço que pareça confortável e sofisticado, ao mesmo tempo em que maximiza cada centímetro quadrado.
Quer você esteja morando em um pequeno apartamento ou estúdio ou simplesmente tentando aproveitar ao máximo um cômodo compacto, escolher o layout certo para um quarto pequeno pode ajudar a criar um espaço que pareça maior e mais organizado.
+ 5 plantas de casa que absorvem umidade do ar
+ Qual é melhor para lençóis, poliéster ou microfibra?
+ Estes são os 3 melhores substitutos do vinho branco na culinária
De acordo com a designer Chloe Wang da Mastuvu Design, achar um layout de quarto pequeno começa com a avaliação de como você usará o espaço. “Comece identificando suas necessidades”, ela diz. “O quarto precisa funcionar também como seu espaço de trabalho? Você precisa de armazenamento extra? Responder a esses tipos de perguntas orientará suas escolhas para selecionar móveis e decidir o layout.”
A decoração pode seguir depois que você tiver determinado o melhor posicionamento para suas peças de mobiliário principais. Procurando alguns exemplos? Aqui estão quatro ideias de layout para quartos pequenos que maximizam o espaço e o conforto, segundo o site Apartment Therapy.
Cama com uma mesa de cabeceira de cada lado
Se o espaço permitir, centralizar a cama em uma parede e ladeá-la com mesas de cabeceira cria um visual simétrico e sofisticado que é clássico por um motivo. Você pode associar esse layout a quartos espaçosos, mas a configuração funciona tão bem em quartos mais apertados.
A chave para fazer essa configuração funcionar é estar atento ao tamanho do móvel. Embora uma cama king size pareça luxuosa, ela quase sempre é impraticável para quartos pequenos. Opte por camas queen size ou até mesmo camas de casal, a menos que uma cama grande seja necessária. O mesmo vale para mesas de cabeceira — o nome do jogo aqui é pequeno, compacto e funcional. Você pode até usar prateleiras montadas na parede em vez de mesas independentes.
Cama com uma mesa de cabeceira
Só porque um quarto com duas mesas de cabeceira parece o layout “ideal” não significa que seja a única opção. Não tenha medo de ficar com apenas uma mesa de cabeceira e manter o espaço aberto no lado oposto. Esse layout também pode ajudar a acomodar quartos pequenos de formato estranho ou quartos com características arquitetônicas incomuns que impedem ter uma mesa de cabeceira em cada lado.
Tente equilibrar o espaço visualmente de alguma forma, no entanto. Por exemplo, você pode colocar uma luminária de chão, arandela, planta, prateleira ou até mesmo uma obra de arte do outro lado da cama para garantir que uma única mesa de cabeceira não crie uma aparência irregular.
Cama no Canto
Empurrar a cama para o canto é uma maneira ideal de maximizar o espaço do chão em um quarto pequeno. Esta configuração pode acomodar configurações WFH ou simplesmente fornecer mais uma passarela para se movimentar. Além disso, é realmente o epítome do uso inteligente de cada centímetro.
Quando se trata de escolher seus móveis para o resto do cômodo, Wang diz para ficar longe de peças muito volumosas, que podem fazer o espaço parecer apertado. Ela também recomenda optar por cômodas altas (em vez de largas) ou guarda-roupas com pegadas compactas para atrair o olhar para cima, o que dá a ilusão de um espaço maior e preserva o espaço do chão ao maximizar a altura vertical.
Cama centralizada com escrivaninha
Quer fazer seu pequeno quarto funcionar também como um espaço funcional para trabalhar em casa? Tente substituir uma de suas mesas de cabeceira por uma escrivaninha. Esse layout oferece uma alternativa à opção de cama no canto. É ideal para quem precisa que ambos os lados da cama sejam acessíveis ou simplesmente prefere um visual mais simétrico. O truque aqui é escolher uma escrivaninha pequena que não sobrecarregue o espaço.
Fonte: ApartmentTherapy
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.