
Oficialmente, é dezembro, então você já sabe o que isso significa: chegou a hora de montar a árvore de Natal. Lembro-me vividamente da minha infância do perrengue que era montar a árvore, tirar os enfeites do sótão e colocar as luzinhas direitinho.
Era sempre um caos, seguido por uma sensação incomparável de espírito de Natal. Mas por que não simplificar a loucura da decoração e ir direto para a alegria?
+ A melhor decoração minimalista para o Natal vem diretamente do jardim
+ Decoração de Natal 2025: o retorno encantador dos enfeites de feltro
Saber como distribuir as luzes para um brilho uniforme, posicionar os enfeites de maneira equilibrada, ajeitar o pinheiro ao máximo… Todos esses são passos importantes na decoração de uma árvore de Natal. No entanto, para aprimorar ainda mais suas habilidades na decoração, é fundamental saber onde você costuma errar. Por isso, conversei com designers para descobrir os maiores erros que eles veem as pessoas cometendo na hora de decorar árvores de Natal.
As árvores de Natal são o símbolo da chegada da época festiva e trazem um toque de magia cintilante ao seu espaço. Todos desejam um ambiente natalino digno de cartão-postal, e evitar estes três erros comuns na decoração da árvore de Natal ajudará você a conseguir isso. Então, aqui está o que evitar.
1. Iluminação irregular
O maior desafio na decoração de Natal é colocar as luzes na árvore. Na minha experiência, sempre começa bem, mas aí você esquece de espaçar as luzes corretamente e, de repente, percebe que o topo da árvore está deslumbrante, mas a base está bem rala.
“Um dos maiores erros que vejo com frequência é a iluminação irregular, com as pessoas começando na metade da árvore ou colocando luzes apenas na superfície, negligenciando os galhos inferiores e internos”, confirma Chloe Barrow , especialista em design de interiores da Laura James.
A iluminação irregular pode interromper o fluxo e o equilíbrio naturais da árvore. Quando a iluminação é irregular, o olhar é imediatamente atraído para uma área específica, em vez da silhueta geral, o que pode fazer com que a árvore pareça achatada.
Em vez de se enrolar (literalmente), Chloe sugere seguir este truque para iluminar a árvore de Natal : “Comece de baixo e entrelace as luzes pelos galhos internos para criar um brilho quente e uniforme que dê o tom festivo.” Quando as luzes são colocadas mais para trás, há menos área para cobrir (ufa!), e você terá mais espaço nos galhos para que seus enfeites sejam o centro das atenções.
2. Excesso de enfeites
Quando se trata de decoração, muitos de nós caímos na armadilha de exagerar em todos os enfeites natalinos que temos, pensando que mais é sempre melhor. Eu entendo — minha família continua colecionando bolas de Natal todos os anos sem se desfazer das antigas. Mas, por mais nostálgico que isso possa parecer, pode rapidamente se tornar um grande erro na hora de decorar a árvore de Natal.
Chole explica: “O excesso de enfeites pode fazer com que a árvore pareça caótica e estressante, em vez de aconchegante e convidativa.” Isso é especialmente verdadeiro se os enfeites estiverem muito próximos uns dos outros ou se as cores não combinarem, pois isso pode fazer com que os galhos se percam, dando à árvore uma aparência confusa em vez de intencional. O que, por sua vez, resulta em uma sala de estar menos relaxante e confortável.
Ao pendurar seus enfeites, laços natalinos , guirlandas ou folhagens, “opte por uma paleta de cores harmoniosa ou deixe espaço suficiente entre os enfeites para que os galhos possam respirar”, diz Chloe. Precisa de um pouco mais de inspiração? Encontrar a proporção ideal de enfeites para a sua árvore de Natal é um ótimo ponto de partida.
3. Esquecer de dar volume
Abrir os galhos do seu pinheiro é um passo essencial, independentemente do tipo de árvore de Natal que você tenha — natural ou artificial. Isso não só faz com que sua árvore pareça mais cheia, mas (especialmente com árvores naturais) pode ajudar a evitar que os enfeites caiam e quebrem à medida que os galhos se acomodam e baixam.
Então, antes de começar a decorar, “Reserve um tempo para abrir bem cada galho, começando pelo tronco e indo para fora, para que sua árvore fique com uma aparência exuberante e uniforme”, diz Chloe. Depois que a estrutura estiver pronta, adicione enfeites, fitas e outros detalhes finais, garantindo que sua árvore esteja equilibrada e com um visual harmonioso.
Preparar a árvore de Natal perfeita deve ser um momento de celebração, não de estresse. Para evitar qualquer contratempo durante as festas, evite estes erros comuns na decoração da árvore de Natal e desfrute do brilho de uma árvore bem enfeitada.
Ainda precisa comprar um pinheiro de última hora? As árvores de Natal artificiais da Habitat têm sido o sucesso da temporada.
Fonte: Livingetc
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.
