
Ao chegar aos 30 anos, muitas pessoas começam a se afastar das tendências passageiras e passam a valorizar escolhas duradouras, especialmente no design de interiores. E quando o assunto é decoração de cozinha, cada detalhe conta.
A cozinha é um dos ambientes mais importantes da casa, e investir em um estilo atemporal faz toda a diferença na funcionalidade e na estética do espaço. Mesmo que ela continue sendo o ponto de encontro preferido da casa, adicionar elementos decorativos intencionais torna o ambiente mais acolhedor, elegante e prático.
+ A cozinha rústica e luxuosa de Jennifer Aniston é escura, sensual e seriamente decadente – essa tendência dominará as cozinhas em 2026
+ Shea McGee diz que esse recurso de cozinha antigo está voltando — e eu encontrei as maneiras mais chiques de criar o visual por apenas US$ 30
“Pessoas na faixa dos 30 anos estão optando por acabamentos que equilibram estética contemporânea e elementos clássicos, garantindo que o ambiente continue bonito com o passar do tempo”, afirma Elana Tenenbaum Cline, designer e fundadora da Carta Creatives.
Kellie Sirna, designer-chefe e fundadora do Studio 11 Design, complementa dizendo que pessoas com mais de 30 anos estão deixando de lado as cozinhas totalmente brancas, bege ou neutras. Em vez disso, preferem paletas mais escuras, azulejos coloridos, texturas marcantes e uma atmosfera aconchegante e personalizada — resgatando a ideia da cozinha como “o coração da casa”.
Segundo Christina Melander, designer da Knotty Pine Design, quem está na casa dos 30 também costuma se interessar mais por culinária e, com isso, investe em novos eletrodomésticos e utensílios. “O problema é acumular equipamentos que mal são usados e acabam ocupando espaço. Por isso, soluções de armazenamento funcionais são indispensáveis nessa fase da vida.”
Seja um item antigo herdado com o imóvel ou eletrodomésticos esquecidos acumulando poeira, algumas coisas simplesmente não combinam com a cozinha de uma pessoa com mais de 30 anos. Consultamos designers de interiores para saber quais itens devem ser eliminados — e o que priorizar para ter uma cozinha mais prática e sofisticada.
1. Materiais laminados para bancada
Embora o preço de bancadas de pedra como quartzito, mármore ou pedra-sabão possa parecer alto, elas representam um investimento a longo prazo. “[O laminado] transmite um aspecto datado e tende a desgastar rapidamente, exigindo substituição muito antes que superfícies sólidas ou de pedra natural”, explica a designer Lesley Ray.
2. Armários suspensos e volumosos
Armários superiores grandes podem deixar a cozinha com um visual ultrapassado e pesado. Em ambientes pequenos, o impacto visual é ainda maior. “Eles comprometem a sensação de amplitude e muitas vezes são dispensáveis, considerando as opções modernas de armazenamento”, afirma Brittany Cooper, designer da Rathell Home. “Prateleiras abertas ou armários minimalistas ajudam a criar um ambiente mais leve e contemporâneo.”
3. Panelas e frigideiras penduradas
Expor panelas e frigideiras no teto ou nas paredes, além de poluir visualmente, pode fazer a cozinha parecer menor e menos organizada. “Pouca gente quer perder tempo polindo o fundo das panelas para que fiquem apresentáveis”, diz Melander. Ela recomenda guardar esses utensílios em armários ou gavetas, longe da vista.
4. Iluminação fluorescente ou muito intensa
Uma iluminação acolhedora é essencial para criar um ambiente agradável. “A luz fluorescente intensa pode tornar o espaço desconfortável e nada convidativo”, diz Tenenbaum Cline. “Iluminação embutida, luminárias pendentes ou luz sob os armários com dimmer permitem ajustar o clima da cozinha conforme a ocasião, seja para cozinhar ou receber amigos.”
5. Bancadas com azulejos
Comuns em cozinhas antigas, as bancadas de azulejo são difíceis de limpar por conta do rejunte, que tende a manchar e lascar com o tempo. “Esses detalhes deixam o espaço com aparência envelhecida”, alerta Colleen Bennett, da CBB Design Firm. Superfícies contínuas, como quartzo ou madeira de corte (butcher block), são mais modernas, práticas e fáceis de higienizar.
6. Mais de duas cafeteiras
Ter várias cafeteiras diferentes ocupa espaço e gera desorganização. “Existem muitas formas de preparar café hoje, e isso incentiva as pessoas a acumularem equipamentos”, comenta Melander. A dica é: escolha uma opção manual (como prensa francesa ou cafeteira italiana) e uma automatizada (como Nespresso ou cafeteira de cápsula). Muitos modelos hoje já oferecem ambas as funções em um único aparelho.
7. Pratos descartáveis como louça do dia a dia
Embora sejam convenientes, não são apropriados para o uso cotidiano. “Aos 30 anos (ou antes), é hora de investir em louça de cerâmica ou porcelana de verdade”, recomenda Ray. Além de mais sustentáveis, pratos duráveis valorizam a decoração da cozinha.
8. Ferragens de armários desatualizadas ou incompatíveis
Puxadores e maçanetas antigos ou que não combinam entre si podem comprometer o visual do ambiente. “Atualizar esses acabamentos com modelos modernos — como preto fosco ou dourado escovado — transforma instantaneamente o estilo da sua cozinha”, diz Bennett.
9. Gavetas de bagunça
Essas gavetas acumulam objetos aleatórios e tiram a funcionalidade da cozinha. “Poucos adultos têm uma cozinha grande o suficiente para desperdiçar espaço com itens sem utilidade definida”, afirma Melander. “Se você precisa manter canetas, fitas adesivas ou papéis, que seja de forma organizada, em uma única gaveta funcional.”
10. Recipientes de comida aleatórios e garrafas de água
Recipientes sem tampa, de diferentes tamanhos e modelos, ocupam espaço e dificultam a organização. “Invista em potes de vidro, cerâmica ou plástico resistente com tampas adequadas”, orienta Melander. “O mesmo vale para as garrafas de água: escolha modelos que sejam fáceis de higienizar e evite o acúmulo.”
11. Micro-ondas sobre o fogão
Esse modelo ocupa muito espaço visual e compromete o design da cozinha. “Substitua por um exaustor moderno ou um sistema de ventilação embutido”, sugere Tenenbaum Cline. “Deixe o micro-ondas em uma prateleira planejada ou dentro do armário para manter o visual limpo e sofisticado.”
12. Torradeira, forno elétrico e fritadeira separados
Acumular pequenos eletrodomésticos na bancada compromete a área de trabalho. “Prefira modelos multifuncionais que combinem várias funções em um só equipamento”, diz Melander. “O ideal é manter o espaço das bancadas livre para o preparo dos alimentos.”
Fonte: House Beautiful
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.