Se você está sentindo o esgotamento da quarentena do coronavírus, já terminou o seu quebra-cabeça, assistiu todas as séries e filmes, terminou a pilha de livros na sua mesa de cabeceira; aqui está uma solução.
Embora nenhum de nós possa dar um passeio pela galeria de arte favorita no momento, podemos fazê-lo virtualmente. Muitos museus – alguns dos principais museus de design do mundo – estão oferecendo programação online e visitas a galerias virtuais para compensar o fato de suas portas estarem fechadas devido às ordens de pandemia e bloqueio de COVID-19.
Veja também:
- Como os designers do passado pensavam que nossas casas seriam hoje
- 4 princípios para um bom design de cozinha
- Decoração rústica: designer ensina a aplicar em 6 passos e 25 fotos
- Designer constrói estúdio secreto embaixo da ponte
Dos equipamentos tradicionais do Victoria and Albert Museum em Londres às estruturas modernistas do Bauhaus Archiv, aqui estão os melhores passeios virtuais em museus de design:
COOPER HEWITT
O Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum, na cidade de Nova York, está exibindo várias de suas exposições no Google Arts & Culture. Nature by Design: Expressões botânicas, mostradas aqui, incluem joias vintage Tiffany e utensílios domésticos de inspiração floral. Além disso, o museu está investigando a história de algumas de suas peças no Instagram.
Imagens: Divulgação
MUSEUM OF ARTS AND DESIGN
O Museu de Artes e Design de Nova York mantém seu público envolvido por meio de palestras com artistas e laboratórios virtuais de aprendizagem. Também está dando uma olhada nos estúdios de artistas do sexto andar, que, antes dos pedidos de abrigo, eram ocupados pelos criadores residentes do museu. Aqui é vista a cadeira T de Sebastian Brajkovic, 2008.
DESIGN MUSEUM OF CHICAGO
O Museu de Design de Chicago está planejando eventos virtuais, como painéis; transformar todas as suas exposições para o mundo online; e publicar projetos de design de estudantes durante esta crise. Para elevar todos os espíritos, uma exposição, “Grandes Ideias da Humanidade”, está comemorando a “globalização e polinização cruzada de ideias, sociedades e culturas”.
VICTORIA AND ALBERT MUSEUM
Em Londres, o venerado Victoria and Albert Museum abriu suas portas virtuais para trazer ao público suas impressionantes e diversas coleções. De móveis, como este Gabinete Yatman, projetado por William Burges, a fotografias e belas artes tradicionais, o museu está concedendo acesso sem precedentes a seus arquivos.
BAUHAUS ARCHIV
O Bauhaus Archiv de Berlim leva o movimento do design para sua casa com sua série #closedbutopen. Com um tour virtual por sites famosos da Bauhaus, planilhas criativas e um aplicativo de guia de áudio, há muito a explorar.
THE DESIGN MUSEUM, LONDON
Todas as semanas, o Design Museum oferece uma visão aprofundada de uma de suas coleções, passadas e presentes. Na foto, é a primeira exposição anual “Designs of the Year” do museu, de 2007. Ele também hospeda “Design Dispatches” com o diretor do museu Tim Marlow, além de várias sessões de aprendizado com designers e artistas renomados.
VITRA DESIGN MUSEUM
Além de disponibilizar todos os objetos de suas coleções para visualização online, o Vitra Design Museum, na Alemanha, está compartilhando insights por meio da hashtag #VDMHomeStories no Instagram, incluindo uma visão detalhada da exposição “Gae Aulenti: Um universo criativo”.
SOLOMON R. GUGGENHEIM MUSEUM
Mesmo que você não possa visitar pessoalmente a estrutura icônica de Frank Lloyd Wright em Nova York, você pode mergulhar na história do Guggenheim no podcast 99% Invisible. O museu também está disponibilizando exposições novas e arquivadas online, além de entrevistas com artistas e visitas virtuais para educadores. Aqui estão as obras da nova exposição “A plenitude das cores: pintura dos anos 1960”, que estará em exibição quando o museu reabrir.
WHITNEY MUSEUM OF AMERICAN ART
Whitney, de Nova York, está dando ao público acesso a mais de 23.000 obras de arte de suas várias coleções. Também oferece tours de áudio especiais projetados para capturar a atenção das crianças e perfis de vídeo de vários artistas – uma boa desculpa para o tempo na frente de uma tela. A foto mostra uma obra têxtil de Jordan Nassar.
NATIONAL BUILDING MUSEUM
Além de várias galerias online deste museu de Washington, DC, a exposição “House and Home”, que inclui este modelo de Fallingwater, de Frank Lloyd Wright, é especialmente comovente durante esse período. Embora estivesse em exibição muito antes da pandemia, o programa destaca e desafia o significado de “lar” ao longo da história.
Veja também:
- Como fazer seu apartamento pequeno parecer maior usando apenas quadros
- Faça você mesmo: jardins em xícaras é a nova tendência adorável de decoração na quarentena
- Como pendurar quadros na parede? 12 ideias muito originais
- Conheça diferentes tipos de piso e saiba qual o melhor para sua casa
- 10 apartamentos pequenos que vão mudar seus conceitos de tamanho