Uma pesquisa inédita feita pelo QuintoAndar, em parceria com a Offerwise, sobre os ‘Perrengues na hora de se mudar’ mostrou que 20% dos brasileiros contratam decoradores e arquitetos para evitar problemas com a casa nova.
O levantamento mostrou também que a contratação desse tipo de serviço é mais comum em casos onde houve a compra da casa. Do total de respondentes (1500 pessoas de todo o Brasil), 27% dos que compraram residência utilizaram profissionais de arquitetura e decoração, entre os que alugam o percentual é menor: 8%.
Outro dado identificado pela pesquisa é que a adesão do serviço de arquitetura tem relação com o número de pessoas que moram na casa. Segundo o levantamento, quanto maior o número de habitantes na residência, maior a incidência de arquitetos e decoradores para solucionar problemas. Nas residências com uma pessoa, o percentual é de 12%. Entre aqueles com seis ou mais pessoas, o percentual salta para 32%.
Veja também:
- Arquiteto brasileiro vence prêmio em Paris com vasos inspirados no povo indígena Karajá
- Prêmio Internacional de Arquitetura 2021: são revelados os melhores novos edifícios do mundo
- Arquitetos Voluntários: coletivo é finalista do Prêmio Empreendedor Social 2021. Saiba como votar!
As mulheres são as que mais usam o serviço de decoração. 21% delas afirmam ter contratado esse serviço em sua última mudança de casa, enquanto apenas 18% dos homens contataram arquitetos. A faixa etária também influencia na procura pelo serviço. A procura é mais acentuada entre as faixas etárias mais novas. Enquanto o percentual de contratação de arquitetos gira em torno de 22% entre aqueles com 18 e 44 anos, o percentual vai para próximo de 10% acima dessa idade.
Dois em cada três brasileiros compram imóveis novos na hora de se mudar
Segundo a pesquisa, o momento da mudança também é a oportunidade para comprar móveis novos para 68% dos brasileiros. A aquisição é crescente conforme a renda. Entre aqueles da Classe A, 80% afirmaram ter usado esse serviço. Já entre aqueles nas classes C2 ou D/E, o percentual é de 57% e 46%, respectivamente. O levantamento mostrou também que, a compra de móveis novos é mais comum em casos onde houve a aquisição da casa. 74% dos que compraram residência utilizaram esse profissional para evitar problemas na nova residência. Entre aqueles que alugam, o percentual é de 58%.
Veja também:
- Pós-pandemia: descubra tendências da arquitetura corporativa e como devem ser os escritórios de trabalho
- Arquitetura solidária aposta na ressignificação dos espaços. Conheça o projeto Squadra!
- 6 lições da construção civil que podem ser aplicadas no empreendedorismo
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br